Palavras ao vento
Blog- diário, blog-comentários, blog- artigos curtos, enfim, blog- um pouquinho de mim.
Sunday, November 26, 2006
Saturday, November 25, 2006
Thursday, November 16, 2006
Wednesday, November 15, 2006
Saturday, November 11, 2006
Tuesday, November 07, 2006
Museu, pra que te quero?

“Quem gosta de passado é museu!” Essa frase é dita, com freqüência, quando algumas pessoas querem referir-se a algo antigo. Porém, ela está, implicitamente, recheada de preconceito e acaba por distorcer a visão do que realmente seja um museu.
É, portanto, uma comparação errônea tratar o museu como se ele estivesse única e exclusivamente ligado ao passado. Quem diz algo assim, prova que pouco ou nada sabe da importância e função que tem esse espaço, e de certo nunca tenha pisado num.
O museu é uma grande sala de aula, lá trava-se o contato direto com a arte; arte que nos faz pensar, refletir e questionar; arte que modifica nosso olhar.
Museu é “presente” que devemos desembrulhar com o espírito e a curiosidade pertinentes a uma criança. Nele não há só nossa memória, nossa história cultural que nos faz compreender quem somos hoje, mas há também a nossa perspectiva humana sobre o futuro.
Entre instalações e exposições, o espaço museu busca dialogar com quem o visita. Esse diálogo só vai ocorrer com quem está disposto a isso; uma comunicação não apenas com o passado, mas com o presente com o qual interagimos, e com o futuro que nos cobra participação.
Quem sabe se procurássemos aprender mais com os museus, modificássemos essa visão distorcida que temos dessa imensa sala de bate-papo.
Friday, November 03, 2006
Querer é Poder?

A letra da música Eu quero sempre mais do IRA diz: “ ‘... porque querer está tão longe de poder.”
E o poeta Manuel Bandeira arremata num verso de Pneumotórax: “ A vida toda que poderia ter sido e que não foi”.
Será que Querer é abrir caminhos, e Poder é conseguir chegar lá?
Bom, acho que há mais coisas entre aspirações e realizações do que pode compreender minha vã Filosofia.